sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fechamento - Maio 2013

Prezados,

Maio termina, junho começa... passado o carnaval, o tempo literalmente voa.

A notícia positiva do mês foi o acerto na manutenção da estratégia do aporte, cujo foco este ano vem sendo ampliar o percentual de FIIs da carteira.

Hoje - porque amanhã ninguém sabe - posso afirmar que tive muita sorte na opção adotada, apesar de não ter seguido exatamente o plano traçado em janeiro.

Eu explico: quando optei por comprar primeiro XPGA11, o fiz como forma de amenizar o aumento de posição em BCFF11b que planejava fazer com a subscrição. Ocorre que o preço deste FII caiu muito, a subscrição saiu antes do que eu estava prevendo e o BTG Pactual se preocupou mais em fazer a subscrição do que se ater na rentabilidade das cotas, que só fizeram cair nos últimos meses. Diante deste cenário, aliado ao fato de que o fundo do Citibank vem mantendo a constância dos seus dividendos num patamar acima de 0,8% ao mês, ficou fácil optar por abrir mão da subscrição e continuar aportando em XPGA11.

Mas esta distorção entre os ativos termina em julho - a partir dai o foco será comprar BCFF11b até que ambos se equivalham novamente. A proporção hoje se encontra em 66%/34%, e tende a ficar 75%/25% com o derradeiro aporte desse mês. Depois que isto ocorrer, a ideia é acrescentar um terceiro, quem sabe um quarto FII na minha carteira. E equiparar este(s) com os demais.

A carteira de FIIs teve uma rentabilidade mensal de 0,50% mais um Yeld de 0,72%. A meu ver, nada mau.

E aqui acabam as notícias positivas.

A propósito, tivesse o mês terminado no dia 28 e eu poderia compartilhar com vocês uma rentabilidade positiva. A queda nos títulos do Tesouro Direto, -2,56%, já era esperada - afinal de contas, todos sabíamos que haveria uma elevação na taxa SELIC.

Mas uma queda tão acentuada nas ações nestes dois dias eu, pelo menos, não estava esperando.

Sendo assim, pelo sistema de cotas, minha carteira amargou -3,13% em maio e -9,32% no ano.

Sem choro, muito menos tempo para lamber as feridas. Digo isso porque a queda das cotações foi tão forte que me fez antecipar o aporte residual de junho: pegou ordens de CRUZ3 hoje e ELPL4 ontem no fracionário.

Desta forma, minha carteira terminou o mês assim:




Na divisão com base nos ativos, estou no momento com 35,2% CMIG3; 29,5% VALE5; 19,5% WEGE3; 10,5% ELPL4 e 5,3% CRUZ3.

Importante ressaltar mais uma vez que, apesar da rentabilidade ser negativa, a carteira continua crescendo, tanto em valor quanto em quantidade de ativos. Esta é a vantagem de ser sardinha neste mar revolto. Abraços e melhor sorte em junho para todos!

8 comentários:

  1. Olá LdL!

    Rapaz eu admiro quem tem a audácia e sangue frio de manter uma posição de 80% em RV, ainda mais no cenário atual. Espero que no seu caso, esse resultado negativo se reverta o quanto antes!

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, SdP! Obrigado pela visita!

      Adoraria te dizer que torço para o preço das ações caírem, como diz fazer o Barsi Filho, mas eu não sou masoquista! ;)

      De qualquer forma, o meu foco está nos proventos. E só vou ter renda passiva comprando mais e mais papéis. Uma hora a tempestade passa. Abraço!

      Excluir
  2. Olá LL !! sigo na mesma estratégia que você, foco no longuíssimo prazo e geração de caixa, ainda tenho muito caminho pela frente....

    Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Zé!

      Acredito que são esses momentos que separam os investidores dos especuladores. Na boa ou na ruim, se temos um bom planejamento e não vislumbramos uma catástrofe completa em decorrência dele, devemos segui-lo.
      Abraço!

      Excluir
  3. A maioria das carteiras apanhou neste mês. Faz parte.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, AdP!

      Torço para que todos aguentemos firme nas nossas estratégias, para que possamos num futuro não muito distante nos lembrar dos dias de turbulência com o sentimento de dever cumprido.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá LL!
    Se eu investisse em tesouro direto, seria o que menos eu preocuparia com a rentabilidade. Pois se manter o título até o final, o rendimento é garantido.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. No meu caso, mantive os NTNFs porque eles me dão uma renda garantida (5% do valor de face) a cada 6 meses, justo nos dois dias em que tanto a CBLC quanto a corretora cobram suas taxas semestrais.

      Sugiro que passe a analisar as oportunidades deste segmento, porque boas oportunidades estão se abrindo com a elevação dos juros pelo Bacen. Abraço!

      Excluir