terça-feira, 23 de abril de 2013

Aportes mensais - abril 2013

Como não houveram mudanças bruscas no planejamento, o aporte do mês seguiu o rumo dos meses anteriores e serviu para aumentar a posição em XPGA11.

Neste ritmo, termino minhas compras anuais do ativo em junho - e ai parto para adquirir as cotas de BCFF11b necessárias para equiparar novamente a proporção de ambas em carteira.

Um adendo: como a subscrição da BCFF11b saiu agora, e eu contava com ela só para o final do mês que vem, provavelmente terei de vender quase todas as BCFF12 que recebi em custódia. Dá uma graninha extra, pelo menos.

Já o dinheiro decorrente dos proventos de VALE5 e de CRUZ3, juntamente com uma grana extra, foram mesmo empregados no aumento de posição na segunda, ampliando seu peso na carteira. A previsão é manter as compras em Souza Cruz até que a mesma tenha o mesmo peso em carteira da Eletropaulo. Ai partirei para a aquisição de papéis de ambas ou para a compra de um novo papel.

Ressalto aqui que fiquei muito satisfeito com os resultados informados pela Souza Cruz no primeiro trimestre. Principalmente pelo mercado estar punindo um ativo que apresentou aumento do seu lucro e melhora na sua margem EBITDA mesmo com uma redução nas vendas do período. Da mesma forma muito me agradou saber que a Vale do Rio Doce lucrou mais dinheiro no primeiro trimestre do que distribuiu a seus acionistas - mais um indício de que este ano teremos mesmo proventos extraordinários, e não um corte nos rendimentos.

A 'novidade' ficou com a bonificação das ações de CMIG3, que me motivaram a retirar um dinheiro da reserva de segurança alocada em poupança para comprar alguns papéis no fracionário e fechar o lote de 100 a partir do dia 02/05, na efetivação das novas ações.

O mês da Bovespa vem sendo punk, mas a estratégia seguida continua sendo de longo prazo. Poderia me queixar da carteira continuar negativa em 2013, mas como reclamar da bolsa andar de lado se isto beneficia a formação da minha carteira num valor mais convidativo? Bom final de mês a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário