quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Proventos e Investimentos - Fevereiro 2023

 Parcial de fevereiro:


Carteira -1,60% x -3,37% Ibovespa 



Proventos: 

Tesouro Direto (cupons) 

Yield de 0% no mês (3,83%* no ano)



Ações (dividendos e JCP) 

- ITUB3     R$0,015/ação*

Yield de 0,007% no mês (0,81% no ano)
*valores líquidos, já descontado o IR correspondente. 


Compras do mês:  provavelmente será feito em Lojas Renner e/ou Grendene e/ou B3 e/ou M. Dias Branco.

Bom, era isso. Um ótimo final de fevereiro a todos!

3 comentários:

  1. Olá LdL, devagar e sempre.
    Nossas carteiras são parecidas e estão tendo desempenho parecido comparado ao Ibov em Fevereiro.
    Sobre Yield, eu tenho feito uns controles da seguinte forma:

    Média do valor total da carteira de ações dos últimos 12 meses (dividido) pelo total de proventos pagos nos últimos 12 meses.

    De acordo com esta métrica, o Yield da carteira é entre 4,2% e 4,4% a.a.

    Com esta métrica, tenho uma certa previsibilidade para contar com este yield no futuro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como pego a média do valor da carteira, o yield não é impactado por grandes oscilações do mercado no curto prazo

      Excluir
    2. Boa noite, EI!

      Quanto às carteiras, acho que a maior diferença é a diversificação - a sua é melhor diversificada que a minha.

      Mas eu ainda chego lá.

      Quanto ao yield adotado, eu optei por medi-lo tendo como referência o preço de compra dos ativos (o declarado no IRPF), sem me ater à cotação atual (ações ou títulos públicos).

      Utilizando esta métrica, o meu yield ano passado foi de 6,64%.

      Caso utilizasse o preço de fechamento dos ativos, em 29/12, o yield teria sido de 5,06%.

      Mas como sempre podemos complicar um pouco mais as coisas... Nas minhas postagens semestrais de planejamento, eu optei por calcular o yield levando em consideração o patrimônio bruto (preço de compra, declarado no IRPF) do fechamento do ano anterior.rs

      Abraço!

      Excluir