segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um pouco de educação financeira - você conhece os serviços bancários disponíveis? Mesmo?

A maioria das pessoas tem interesse em aprender mais a respeito de educação financeira, mas ainda desconhece boa parte das opções disponíveis para o controle e o manejo das suas finanças.

Vou dar um exemplo.

Eu estou endividado (e/ou sem capital de giro para minha empresa), e não sei mais o que fazer. O(s) banco(s) não me disponibiliza(m) mais folhas de cheque, o limite do cheque especial está todo tomado, já me utilizei de todos os empréstimos automáticos disponíveis no Autoatendimento... e ai?

E ai que eu preciso viver E pagar minhas dívidas.

Até aqui, boa parte dos blogs de finanças já trataram do assunto, mas de forma geral: como cortar despesas, arranjar dinheiro extra, estabelecer prioridades... Tudo muito bom, mas teórico demais, pessoal demais.

Existem opções boas e baratas - muitas gratuitas! - que as instituições financeiras ou o próprio comércio nos oferece e que não apenas podem: elas devem ser utilizadas por todos.

Vamos à prática, então?

Eu aqui pretendo expor as formas que tanto o consumidor quanto o empresário têm para interagir nas suas relações diárias, minimizando os custos para quem compra e também o riscos para quem vende.

Para fazer isso - trata-se de um texto longo - dividirei este post em duas partes: primeiro tratarei das possibilidades dadas a nós, consumidores. Basicamente, exporei aqui algumas opções existentes há tempos, mas ignoradas por muitos: cartão de crédito; cartão de débito; Home Banking; cartão alimentação; DDA, entre outros.

Após, tratarei das possibilidades que se abrem para o empresário, principalmente para aqueles que ainda temem o dinheiro de plástico - parece piada, mas a grande maioria ainda prefere o de borracha (cheque) porque pensa se tratar da única caução disponível para a antecipação de recebíveis. E olha que a gama de opções aqui é muito maior que a existente para a pessoa física!

Cabe aqui salientar que decidi escrever a respeito como forma de conscientização, pois vejo que inúmeras oportunidades se perdem pelo mau uso dos mecanismos disponibilizados. Nomes se sujam, empresas fecham, negócios não são feitos... muitas vezes, por puro desconhecimento das formas de pagamento que fogem da tríade "à vista - cheque pré-datado - caderno(o popular fiado)".

Fiquem à vontade para enviar críticas e sugestões a respeito, porque o assunto promete ser bastante interessante.

2 comentários:

  1. Parabéns pela bela iniciativa LdL!

    Estou esperando para ver as idéias para PF.

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    Em tempo: Tire o captcha se puder, facilita muito mais para quem vai comentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, SdP! Espero atender a expectativa!

      Sugestão atendida. Apanhei um pouco, mas retirei o captcha. Abraço!

      Excluir