quinta-feira, 14 de março de 2013

Nova aquisição: Souza Cruz (CRUZ3)

Boa noite a todos.

Como já havia explicado no post inicial, me comprometi com duas coisas este ano: diversificar a carteira e também os ativos pertencentes a cada uma de suas subdivisões.

Neste sentido, já havia adquirido novas frações de títulos públicos (no momento só senti vantagem em comprar NTNF, devido ao preço elevado das NTNBs) e novas cotas de FII's (basicamente XPGA11, para compensar a subscrição de BCFF11b).

Aproveitando uma contingência de mercado, queda de quase 4% no mês de março, senti que seria uma boa oportunidade para continuar a alocação de ativos, desta vez adicionando as primeiras ações da Souza Cruz (CRUZ3) à carteira de ações.

Facilitou a entrada neste momento o fato dela ainda carregar dividendos - R$0,52 +▲% SELIC de janeiro a abril de 2013 - até dia 15/03, o que incrementa de imediato a rentabilidade passiva da carteira.

Como disse certa feita o folclórico Delfin Netto, é preciso "fazer o bolo crescer, para depois dividi-lo". Estou nessa também: é preciso aumentar um pouco a concentração em ações, mas depois de finalizada as alocações, terei o resultado que tanto procuro para 2013.


5 comentários:

  1. Concordo com você e com o Delfin... :)
    A diversão faz sentido quando há um capital compativel para tal. Ficar com uma carteira de 10 ativos, cada um com 100,00, por exemplo, aumenta demais os custos das operações tornando mais difícil lucrar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops... a dversificação faz sentido... hehehehhehe

      Excluir
    2. Exatamente. Por isso tão pouca diversificação na minha carteira até o momento.

      Como esclareci acima, me pareceu uma boa hora para comprar. Hoje aproveitei a nova queda e adquiri mais um pouco. E assim, pelas beiradas, pretendo chegar aos 15% de CRUZ3 na minha carteira de RV. Abraço!

      Excluir
    3. Olá IR e LL.

      Discordo sobre não diversificar devido ao pequeno patrimônio.

      Tenho um pequeno patrimônio e 12 empresas, mas meus custos não aumentam pois faço 1 compra por mês.

      Tanto faz para quem tem muito dinheiro ou pouco dinheiro, a diversificação oferece as mesmas vantagens/desvantagens.

      Ludyson Klayn
      Ganhando Muito

      Excluir
    4. Olá, Ludyson. Bem-vindo ao meu blog. Espero ver você mais vezes por aqui.

      Primeiramente, tenho de dizer que concordo tanto com o exposto pelo IR quanto por você.

      Faço isso porque os conceitos expostos por ambos não são conflitantes: o IR disse não fazer sentido diversificar demais com pouco capital (entendi algo entre R$1.000,00 - R$5.000,00); já você afirmou que ter um pequeno patrimônio não pode servir de pretexto para não diversificar (e acredito que não tenha feito uma diversificação de 12 empresas numa única prdem de compra).

      Eu só tenho a agradecer pelos conselhos e afirmar que venho tentando seguir a ambos, pois meus aportes são pequenos e, por isso, tenho de focar num ativo por vez (no caso vou ter de me dedicar em CRUZ3 por alguns meses).

      Caso não se importe, acrescentei teu blog na minha lista. Abraço!

      Excluir