sexta-feira, 14 de maio de 2021

Proventos e Investimentos - Maio 2021

 Parcial de maio: 


Carteira 2,30% x 2,50% Ibovespa 

Proventos:

Tesouro Direto (cupons)

Yield de 0% no mês (3,89%* no ano)

Ações (dividendos e JCP)

- ITUB3    R$0,015/ação
- GRND3 R$0,58/ação*
- LREN3  R$0,29/ação*
- LEVE3   R$0,84/ação*
- MDIA3   R$0,38/ação*
- CIEL3    R$0,026/ação*
- TAEE11 R$2,95/ação*

Yield de 2,25% no mês (4,28% no ano)

*valores líquidos, já descontado o IR correspondente.

Não sou de comentar a respeito de valores. Vocês sabem disso muito bem... Só que o ocorrido este mês merece ser compartilhado. 

Maio de 2021 foi o melhor mês de recebimento de proventos da minha carteira. Ponto. Deixou as demais marcas comendo muita, mas muita poeira...

Considerando apenas os proventos recebidos de ações, o valor é maior que o resultado de 9 dos últimos 15 anos (sim, eu falei anos). 

Em grande parte, esses valores refletem o represamento dos proventos realizado pelas empresas em 2020. Fato. Mas eles também refletem uma melhora no cenário, porque estas mesmas empresas estão se sentindo confiantes a ponto de trabalharem sem esse reforço de caixa.

Compras do mês: a definir. Provavelmente Tesouro Direto.

Bom, era isso. Um ótimo final de maio a todos!

6 comentários:

  1. Fala LdL!

    Sinal muito bom pra economia, esse marco histórico, que continuemos nessa trilha, confiantes e trabalhando forte.

    E meus parabéns! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, One!

      Só nos resta seguir trabalhando, torcendo muito pela aceleração da vacinação.

      Abraço!

      Excluir
  2. Tal como o seu, esse mês foi meu recorde de dividendos em ações também.
    Quanto ao TD, o que pensa em pegar? Estou reforçando reserva com IPCA2035

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, IP. Bem vindo!

      Eu estou entre NTNF2031 OU IPCA2030, por causa dos cupons semestrais.

      Eu já fiz e refiz as contas. Várias vezes. Sei muito bem que o retorno tende a ser menor quando recebo semestralmente cupons.

      Ainda assim, não me convenço a empatar dinheiro 10, 15 anos sem retorno algum até o vencimento. Acho muito arriscado.

      Me atrai mais gerar caixa de forma periódica sem ter de vender os ativos, sacrificando um pouco a rentabilidade.

      Abraço!

      Excluir
  3. Excelente resultado LL!

    Gosto da sua estratégia de investimentos. Vejo que tem poucos ativos, porém só investe em empresas muito resilientes, o que simplifica bastante o gerenciamento da Carteira.

    O que pensa sobre investimentos no exterior? Pensa em inserir ativos estrangeiros em sua carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Anônimo. Bem-vindo!

      Olha, eu até gostaria de ter mais ativos. Mas, como o foco ainda está no trabalho, não sobra muito tempo para pulverizar com alguma segurança.

      Quanto a investir no exterior... há muitos anos namoro a ideia de investir em ETFs na gringa. Me agrada a ideia de concentrar os aportes num produto naturalmente diversificado - e, ao contrário dos ETFs brasileiros, receber renda passiva.

      Sério, não consigo entender o motivo dos nossos ETFs não pagarem proventos. Pagassem e eu provavelmente não teria ações.

      E o que me impediu/impede de fazer isso? Os custos. O câmbio. E o medo.rs

      Abraço!

      Excluir