sexta-feira, 2 de maio de 2014

Nova ação da carteira: Natura (NATU3)

Como já havia explicado em posts anteriores, possuo um objetivo bem claro para 2014: diversificar a carteira de ações.

Aproveitando uma contingência de mercado, a saber, uma queda da cotação logo após o anúncio do seu resultado trimestral, adicionei as primeiras ações da Natura Cosméticos S/A (NATU3) à carteira de Renda Variável.

Optei por esta ação em detrimento das demais por considerar que os seus fundamentos não pioraram, apesar do lucro líquido no trimestre ter sido 6% menor que o do mesmo período de 2013. A receita cresceu 15% e a maior parte do aumento dos custos teve a ver com o lançamento de uma nova linha de produtos, o que é plenamente justificável e até benéfico para a empresa no médio/longo prazos.

De qualquer forma, o resultado do 1t14 faz com que o preço do ativo perca força, o que me possibilita comprar a ação com calma nos próximos meses de 2014.

Uma bom final de semana a todos!

11 comentários:

  1. LdL, boa compra. O problema não foram os fundamentos da empresa, mas os fundamentos do mercado como um todo que devem impactar empresas de consumo, por isso os resultados estão vindo fracos, assim como continuarão fracos por um tempo. Nada demais e nós investidores temos que continuar aportanto, principalmente em empresas boas como esta.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por ter de continuar aportando que eu optei por Natura, EI.

      Me pareceu mais lógico supor que a cotação deste ativo favoreça o aporte mensal, uma vez que ela dificilmente terá um rali de alta em 2014.

      Abraço!

      Excluir
  2. Já andei flertando com a Natura, mas tanto ela quanto a Grendene têm me deixado com um pé atrás.

    As outras duas que flertava com mais interesse (e com ordem de compra lançada) eram a AMBEV (ordem executada hoje - entrada em 16,07) e a CIELO (ainda não consegui pegar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sou da opinião que empresas como Natura e Grendene estão num momento bem legal para abrir posição, por entender que o mercado exagera no pessimismo.

      Já Cielo eu ainda vou ter na carteira, mas a decisão de quando isso ocorrerá ficou para, na melhor das hipóteses, outubro. Primeiro vou rebalancear os ativos existentes; depois pensarei no 9º e 10º ativos da minha carteira.

      Abraço!

      Excluir
  3. Muito boa compra... sua carteira está ficando bem interessante... ELPL4 é que destoa um pouco devido a enorme dívida... mas para o longo prazo está ótimo... energia sempre terá demanda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, IR!

      Eletropaulo tem seus problemas, mas já garantiu um belo dividendo para 2014. Segundo meus critérios, ela continua na carteira por enquanto.

      Abraço!

      Excluir
  4. LDL,

    Parabéns pela compra! A Natura é uma excelente empresa. Pretendo entrar nela ainda este ano pois ela faz parte da minha carteira considerada ideal.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, IL!

      Com a entrada da Natura na carteira de RV só me restaram 2 vagas para a diversificação que eu considero apropriada. Conto com meu empenho pessoal e um pouco de sorte para, ainda em 2014, poder preencher estas lacunas da melhor forma possível.

      Abraço!

      Excluir
    2. Sua ideia é fechar a carteira com 10 ativos? Eu pretendo ter 20 ações na minha. Atualmente tenho metade disso.

      Abraços!

      Excluir
    3. Eu gosto da ideia de 20 ativos, mas meu patrimônio é muito acanhado para ser diversificado a esse ponto.

      Acho que o melhor a fazer agora é ir devagar, um ativo por vez.

      E quando terminar de rebalancear os 10 ativos, eu ainda terei de reforçar FII e TD, porque a concentração em ações será muito grande!

      Abraço!

      Excluir
  5. Seu patrimônio é acanhado agora. Ele vai crescer exponencialmente com o passar do tempo. Não pretendo investir em FII e TD.

    Abraços!

    ResponderExcluir