terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Proventos e ivestimentos - Dezembro 2013

O mês de dezembro já passou da metade, e só um milagre tira minha carteira do vermelho. Até o momento, ela sofre queda de 4,41% no mês, contra 4,56% do Ibovespa.

Como o último mês do ano geralmente é acompanhado de proventos extraordinários, nada tenho a me queixar: JCP e dividendos de CMIG3 (R$0,89/ação*); dividendos de XPGA11 (R$1,20/cota) e BCFF11b (R$0,84/cota).

* valores líquidos, já descontado o IR correspondente.


Fora isso, bonificação de ABEV3 e CMIG3 (esta em papéis PN), mais JCP de ETER3, todos eles sendo pagos em 2014.

Com relação ao aporte mensal, este mês ele vai para Grendene (GRND3). O objetivo é alcançar, o mais rápido possível, a posição mínima da carteira.

Já o aporte residual vai para NTN-F 010123. Assim, garanto um rendimento extra no dia 1º e ainda asseguro uma tributação menor quando for receber o pagamento do próximo cupom, em julho.

Boa semana a todos!

______________________________

Errata: o valor da rentabilidade de dezembro foi calculado errado. Fiz o parcial comparando com o fechamento de outubro, e não com o de novembro.

Em resumo: a carteira estava no vermelho, mas num percentual bem menor que o calculado acima.

Hoje (19/12) a rentabilidade de dezembro está em 0,65%, contra -1,62% do Ibovespa. 

Abraço!

6 comentários:

  1. LdL,
    Também estou de olho em GRDN3, deve aparecer na minha carteira em breve.
    Com respeito aos dividendos, pra dizer a verdade eu não gosto muito de recebê-los, pois como tenho que reinvesti-los, não faz muita diferença, mas acaba incorrendo em nova corretagem.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito legal termos opiniões divergentes na blogosfera, EI. Este, inclusive, foi um dos motivos que me levaram a criar este blog.

      Dito isto, caso você não queira gastar dinheiro com corretagem, pode mandar os seus proventos para mim. Te ressarço as despesas de envio do $$, se te ajudar ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. Mês tá vermelhim mesmo, mas é por causa do natal, no natal tudo é vermelho, kkk
    Obs: Mês de queda é mês de compras, bão d+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça chuva, faça sol, sigo aportando.

      A bolsa pode até andar de ré, mas meus proventos aumentaram 80% comparados com 2012.

      Se 2014 for igual a 2013, ou então ligeiramente pior, ainda será bom.

      Abraço!

      Excluir
    2. Longe do Limite
      Desejo um natal sem limites de felicidades!
      Tudo de bom para ti e família.
      Abraço

      Excluir
    3. Obrigado, Uó!

      Faço minhas as suas palavras!

      Abraço!

      Excluir