terça-feira, 2 de julho de 2013

Proventos e investimentos - Julho 2013

Como já era previsto e eu já havia informado nos post anteriores, recebi no primeiro dia do mês o dinheiro referente aos cupons a que tenho direito dos meus títulos do TD.

O valor recebido foi reinvestido em mais NTNF01012023, com taxa de 11,11% a.a. Muito melhor que o reinvestimento anterior, em janeiro, cujo valor negociado era de 9,11% a.a.

Muito se fala a respeito do poder dos juros compostos. Posso ver isto claramente no meu TD, já que os NTNF01012021 são aportes e os NTNF01012023 são fruto dos cupons. E já perfazem 9,41% da carteira.

O que eu não estava prevendo era esta queda absurda do Ibovespa logo no segundo dia do mês, graças a 'N' fatores, todos demonstrando que o buraco, no caso da economia brasileira, ainda é mais embaixo.

Apesar do clima de pessimismo do mercado, antecipei o aporte residual. Melhor dizendo... Exatamente pelo mercado estar pessimista que comprei BBAS3 e CRUZ3 no fracionário.

E se cair mais? Como disse Barsi Filho em entrevista ao portal Infomoney, "numa situação dessas, tem que ir lá e comprar de pá". Tudo bem que a minha pá seja daquelas pequenas, de jardim. Mas estou fazendo a minha parte hehehe
Para bilionário da Bovespa, qualquer um pode ficar rico com ações - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2778098/para-bilionario-bovespa-qualquer-pode-ficar-rico-com-acoes
Para bilionário da Bovespa, qualquer um pode ficar rico com ações - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2778098/para-bilionario-bovespa-qualquer-pode-ficar-rico-com-acoes

Com relação ao aporte propriamente dito, ele será mesmo aplicado em BCFF11b, conforme o planejamento preestabelecido. A tentação de aplicar o valor em ações é grande, mas o fato deste papel estar sendo negociado abaixo do seu valor patrimonial e a 5a emissão se encerrar num ótimo momento para que o fundo invista em mais FII's pesou muito na manutenção da estratégia para julho. Veremos nos próximos meses.

____________________

Agora vou aproveitar o post para comemorar um pouco.

Como já havia dito anteriormente, a minha estratégia de investimento está toda focada em fluxo de caixa.

Pois bem: com a distribuição dos cupons das minhas NTNFs eu oficialmente supero o valor de proventos recebidos em 2012 - isto em valores absolutos.

Tudo bem, ainda falta superar o Yeld do ano passado, 9,17%. Mas o deste ano já é de 7,14%, e não vejo motivos para não acreditar que consiga alcançar a meta das metas: 10% a.a. de fluxo de caixa no período de acumulação.

Sei que muitos não dão muita importância para os proventos, por entenderem que este dinheiro pago ao acionista/cotista é meramente um desconto do valor dos ativos, inalterando o patrimônio do investidor. Como uso estes recursos para comprar mais ativos, sinto na pele que eles estão sendo cada vez mais efetivos aos meus objetivos de longo prazo. Bom mês de julho a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário